Tudo o que você precisa saber sobre a faculdade de moda


O curso de moda tem a capacidade de encantar as pessoas de todas as idades, é uma espécie de mundo mágico onde podemos exteriorizar a nossa verdadeira personalidade através das roupas e acessórios, criando uma identidade única, só sua. 

Quando fui na Casa Alberto, em Cuiabá/MT, com a minha mãe e a minha irmã, para a escolha do tecido e modelo do vestido de formatura da minha irmã, tive a oportunidade de conhecer o Orlando, uma pessoa maravilhosa, formado em moda a mais de 30 anos, com uma experiência enorme na área, razão pela qual me despertou a curiosidade em conversar mais com ele, de saber como funcionava o curso, as dificuldades que os profissionais da área encontram, como é o mercado de trabalho e diversos outros temas. 

E foi a partir daí que surgiu a ideia de entrevista-lo para uma matéria aqui no blog. Vamos conferir o nosso bate-papo?


Orlando Rodrigues Ferreira 
Professor da faculdade de Moda, na UNIC - Universidade de Cuiabá. 

Na época em que você fazia o curso de moda e hoje como professor, mudou muita coisa em relação as matérias?

A moda vai sempre atualizando, ela nunca é parada, é como se fosse um círculo, a tendência vai e volta com uma nova releitura. Quando eu fiz o curso de moda era totalmente diferente, as pessoas se preocupavam mais em fazer a parte prática, em fazer o desenho de moda mas sem se preocupar com as outras matérias do curso, como a história da arte da moda, arte e moda, modelagem, psicologia da moda, psicologia das cores, dentre outras.

Quanto tempo dura o curso?

Em Cuiabá, o curso de tecnólogo superior em moda tem a duração de 2 anos. 

Qual o perfil dos alunos?

Geralmente são pessoas que já fizeram alguma outra faculdade, meninas jovens que gostam de moda, meninos homossexuais e heterossexuais também. Qualquer pessoa pode trabalhar com moda, independente do sexo. 

Como é o campo de trabalho nessa área?

A moda é uma das profissões mais bem pagas na minha opinião, você presta o seu serviço e cobra o valor que achar mais justo. Você mesmo sabe o valor do seu trabalho. É uma das profissões em que você já forma e já sai ganhando dinheiro, trabalhando na área.

Existe pós graduação em moda?

Sim, você pode se especializar em diversas áreas, como desenho técnico (utilizado na confecção), modelagem, etc. A moda é um campo extremamente amplo. 

Você é professor a quanto tempo?

Mais de 10 anos. 

Cite 3 pontos positivos e 3 pontos negativos para quem exerce a profissão na área da moda. 

Pontos Positivos:

1. Flexibilidade no horário de trabalho. Ter a liberdade de trabalhar como quiser, quando quiser, no horário que quiser. 
2. Reconhecimento das pessoas com o seu trabalho.
3. Confiança e amizade das pessoas. 

Pontos Negativos:

1. Não reconhecimento do seu trabalho. 
2. Plágio, quando as pessoas copiam as suas ideias. 
3. Pessoas que exploram o seu trabalho, usam o seu potencial e não te remunera de maneira justa.

Que conselho você daria para quem tem interesse e quer começar a fazer faculdade de moda? 

Para as pessoas que gostam de ser independentes, autônomas, sem dúvida moda será uma excelente escolha, porque é uma profissão que te dá autonomia e liberdade de trabalhar como você achar melhor. É uma profissão onde as pessoas te depositam confiança e isso é muito gratificante. 

E quem não sabe ou quem não tem a menor habilidade em desenhar, pode fazer faculdade de moda mesmo assim?

Sim, o desenho de moda são apenas técnicas, na primeira aula de desenho de moda, com todas as técnicas você já aprende a desenhar um corpo humano.


Na Casa Alberto, você escolhe o tecido para o seu vestido e o Orlando desenha na hora um modelo exclusivo para você ficar diva em qualquer evento.






O atendimento é excelente! Quando visitar a loja, procure pela Márcia, que irá te auxiliar na escolha dos tecidos, ela é encantadora, super simpática e sincera, me senti em casa com o atendimento recebido. 



Conversei muito com a proprietária do local, Cristina, que é um amor de pessoa e indicou um curso de moda online para quem deseja estudar mais sobre o assunto em casa, é só acessar o site EnModa e se matricular.



Agradeço ao Orlando por ter concedido essa entrevista e desejo desde já muito sucesso em sua carreira.

A Casa Alberto fica localizada na Avenida Dom Bosco, n. 1521, Goiabeiras, em Cuiabá/MT - (65) 3321-2710.

E você ainda pode acompanhar pelas redes sociais.

Instagram: @casaalbertotecidos
Facebook: CasaAlbertoTecidos.Cuiaba
Blog: www.casaalberto.wordpress.com

Você poderá gostar

6 comentários

  1. Adorei o post e a entrevista! Faço faculdade de moda e amo muito ♥

    www.leferblog.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Adoro desenhar, seja animais, objetos ou roupas, mas não sei se faria faculdade de moda :/
    impulsaoliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa que entrevista legal!! Eu já tive vontade de fazer faculdade de moda, hoje eu vejo que não é isso que eu quero, mas admiro muito as pessoas que fazem, é realmente uma arte!!

    ResponderExcluir
  4. Minha irmã,queria mexer com algo que tivesse roupa no meio rsrsrs,essa facu é pft para ela,vou dizer para ela ler esse post amei,bjs amore :3

    ResponderExcluir
  5. Que incrível! Deve ter sido uma experiência maravilhosa poder entrevistá-lo <3
    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Faço curso de moda desde o ano passado e adoro! É uma área muito interessante, mas ñ pretendo fazer faculdade de moda. E for fazer, procurarei uma Universidade cuja duração do curso seja de 2 anos. O curso q eu faço é extensivo.

    ResponderExcluir