#MissãoFit - O poder da mastigação

by - 13:08


O tema de hoje é a mastigação correta, uma importantíssima aliada para quem quer perder peso e melhorar as funções digestivas.

A mastigação é a primeira etapa da digestão, pois promove a quebra dos alimentos em pequenas partículas para serem engolidas e facilita a ação das enzimas digestivas (substâncias químicas que aceleram a “quebra” dos alimentos para que nosso corpo consiga absorvê-los). Além de promover a boa digestão, a mastigação também auxilia na perda de peso, porque ajuda a promover a sensação de saciedade. Quando mastigamos bem os alimentos, nosso cérebro recebe mais cedo sinais de que já está na hora de parar de comer, dessa maneira, a ingestão de alimentos e de calorias será menor. 

Antes de engolir, mastigue por pelo menos 30 vezes a cada ida do talher aos lábios. O intervalo entre uma garfada e outra deve ser de aproximadamente 20 segundos. Também é importante distribuir a trituração dos alimentos em ambos os lados da boca.

A prática da mastigação correta além de auxiliar o emagrecimento, também pode evitar azia, má-digestão e reduzir a ansiedade de pessoas com propensão a comer compulsivamente alguns alimentos, já que ao mastigarmos por mais tempo, saboreamos ainda mais aquilo que está sendo ingerido, trazendo a sensação de saciedade rapidamente.

Existe um auto exame muito simples, que pode ser feito em sua casa para observar se a sua mastigação está correta. Vá na frente de um espelho, alinhe seu corpo e observe se um ombro está mais alto que o outro. Agora ao sorrir veja se o meio dos seus dentes da parte de cima estão alinhados com os da parte de baixo. Caso haja diferenças é aconselhável procurar um especialista para evitar possíveis complicações.

A algum tempo, descobri um grande aliado para se criar o hábito de mastigar mais vezes antes de engolir, a goma de mascar (Chiclete), que funciona como fisioterapia para nossas glândulas salivares. O ideal é mascar por mais ou menos uns 20 minutos, se possível 2 vezes ao dia.

E como anda a sua mastigação?
Deixe a sua opinião nos comentários.



Ronny Boller

Você poderá gostar

1 comentários

  1. Esse post é maravilhoso... sempre explico isso aos meus pacientes *-*

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir