Conheça a pacata e bela cidade de Serro (MG)


A 226 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade de Serro, em Minas Gerais, possui um grande valor histórico. Ela foi uma das primeiras comarcas da Capitania das Minas e ainda guarda as características das vilas setecentistas mineira. A pequena vila é rodeada de montanhas e não faltam opções de lazer e turísticas.

Famosa pelo seu queijo, Serro tem muito mais a mostrar do que se pensa. Por isso, separamos algumas dicas para você que deseja ou vai conhecer a cidade. Vale bastante a pena:

Ande pelo centro histórico e pise no antigo calçamento centenário, admirando o patrimônio urbanístico e arquitetônico, principalmente as igrejas barrocas, escadarias, casarões e praças (não deixe de ir aos antigos Largos da Cavalhada e do Pelourinho).

Não deixe também de saborear a boa comida mineira, o famoso "Queijo do Serro", os doces, quitandas e petiscos.

Visite a tricentenária Casa dos Otoni, hoje museu do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), e a Chácara do Barão do Serro.

Partindo de Belo Horizonte, Serro fica a cerca de 3 horas de carro, aproximadamente. No entanto, as estradas que levam à cidade não estão nas melhores condições. Por isso, mantenha a atenção redobrada na estrada e revise o seu veículo antes de viajar. Adquirir dicas de direção defensiva também pode ser uma maneira de evitar acidentes, principalmente nesse tipo de rodovia. As estradas de Minas são famosas por suas sinuosidades e más condições, portanto, deixe o carro preparado e confirme se o seu seguro cobre acontecimentos intermunicipais. No site MinutoSeguros é possível ver isso.

Serro possui cerca de 100 cachoeiras, com águas limpas e transparentes, ideais para um banho em dias quentes. Se for daqueles mais aventureiros, vale a pena conhecer um de seus picos ou montanhas (em especial o Pico do Itambé).

Serro possui um encantador artesanato local, então não deixe de ir as pequenas feiras da cidade e apreciar os belos objetos feitos por lá. Na cidade também são fabricadas algumas bebidas típicas de Minas: vinho caseiro, licor ou a tradicional cachaça local. Não deixe de degustar.

Em Serro, as pessoas costumam levantar bem cedinho e rezam em todas as festas religiosas que a cidade organiza. A cidade também organiza rodeios, cavalgadas e exposições agropecuárias, periodicamente, outro passeio que a vale a pena fazer.

*Texto de autoria da leitora Lívia Menezes.
Que tal ser colaborador (a) aqui do blog contribuindo com postagens legais e interessantes?! É válido qualquer tema: moda, diy, decoração, textos, turismo, fotografia, música, solte a imaginação. 

Envie o seu post para o e-mail blogcorujaloira@hotmail.com juntamente com: 

- Imagens (pode ser fotografado por você ou da internet com os créditos de autoria), as imagens deverão ter largura de 685px.
- Link de vídeos do youtube.
- Uma foto sua e também o link das suas redes sociais (facebook, instagram, blog, o que preferir) para os devidos créditos de autoria do post. 

Farei uma avaliação prévia e selecionarei os melhores textos para postar aqui no blog. 

Participe! 


Follow me: FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM | FLICKR | YOUTUBE LOOKBOOK

Você poderá gostar

6 comentários

  1. Que lugar divino, amei!!!!
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um lugar muito bonito, Minas Gerais tem lugares maravilhosos *-*
    Beijão.

    http://coldcoffe-e.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Só a minha mãe que já viajou para Minas Gerais, eu nunca viajei para lugar nenhum, mas pretendo. E nossa, quantas cachoeiras <3 adorei!

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  4. That looks like such a lovely place!!

    <3
    Harlynn
    mindyourmadness.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. adorei o blog
    um abraço
    Flavia
    www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
    www.adote.iluria.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do post e de saber mais sobre essa cidade que eu só sabia o nome. Também sou de uma cidadezinha de Minas, mas ela não é histórica como Serro; mesmo assim parece que todas as cidadezinhas mineiras tem muito em comum.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir