O dia em que cortei radicalmente os meus cabelos + Doação ao hospital do câncer

No dia 25 de Outubro de 2013 decidi que seria o dia de mudar radicalmente meu visual! Mas não somente pela aparência, mas pela importância que esse gesto teria para mim e para outras pessoas. Que queria cortar o meu cabelo já estava mais do que decidido, mas uns dias antes me veio um desejo tão grande de poder ajudar o próximo de alguma forma, e na hora pensei em meus cabelos, fiquei com dó de cortá-lo sabendo que grande parte dele iria para o lixo. Então resolvi que doaria ele para quem realmente poderia fazer bom proveito e que de alguma forma levaria um sorriso para a vida de alguém. Foi nesse momento que pensei no hospital do câncer e em como o meu cabelo poderia trazer uma pitada de alegria na vida daquela pessoa que enfrenta o câncer e que devido ao tratamento médico com o tempo fica sem os seus cabelos, com a queda constante. Estava decidido! Mas se fosse para cortar, que cortasse bastante! Não gosto de mudanças pela metade, e se tem uma coisa que não sou apegada é com matéria, ainda mais com relação a cabelos, não que eu não goste do meu, sim, eu adoro ele, maaaas cabelo cresce! Desapeguei mesmo! Vamos ver como foi essa transformação?!

Esse é o meu cabelão! Estava gigante! 

Hora de trançar.. 

Momento de tensão para as apegadas ao cabelão! hahaha.. Eu estava achando aquilo super divertido! Sorria o tempo todo e a sensação é uma das melhores do mundo! (As apegadas me chamarão de louca neste momento)


Tcharãaaam! Esse é o corte já finalizado! Eu ameeei! 

E em minhas mãos o cabelo trançado que será enviado para o hospital do câncer, para a confecção da peruca que irá deixar alguma paciente mais lindona e feliz. Quando cheguei em casa medi com uma régua e todo esse cabelo trançado deu 30 centímetros, se ele estivesse solto o comprimento seria bem maior!


Quem cortou o meu cabelo foi o Junior Alves. Para quem mora aqui em Poconé eu super indico o trabalho dele! É um excelente profissional! 

Quem pode doar? Todos nós podemos! Seja você homem ou mulher, basta ter um cabelo razoavelmente comprido e um coração generoso.

Onde posso doar? Em qualquer instituição que aceite doações de cabelos para a confecção de perucas para os pacientes com câncer. Pesquise a instituição mais próxima de você, são várias espalhadas pelo Brasil. Se não tiver na sua cidade, entre em contato com a mais próxima e verifique a possibilidade de enviar pelo correio. Os meus cabelos, por exemplo, serão doados para o hospital do câncer em São Paulo. Uma amiga minha faz faculdade de medicina por lá e verificou certinho onde eu poderia doar, então enviei pelo correio. 

Pode doar qualquer tipo de cabelo? Sim. Qualquer tipo de cabelo pode ser doado! Seja ele liso, encaracolado, com mechas. 

E quem não tem cabelo longo? Pode doar? Sim. Existem instituições que aceitam pequenos cortes de cabelo. As mechas são aproveitadas na confecção de franjas. 

Onde posso cortar o cabelo? Pode ser tanto no salão de sua preferência, como também nas instituições. Geralmente lá eles oferecem atendimento para quem deseja fazer a doação e o corte é realizado por um profissional ali mesmo. 

Como cortar o cabelo? Qual o procedimento correto? O cabelo deve estar limpo e preso com um elástico fazendo um rabo de cavalo ou uma trança. Depois é só cortar, embalar bem e enviar pelo correio ou então levar pessoalmente a instituição que será beneficiada com a sua doação. 


As perucas confeccionadas ficam assim:

Banco de perucas, no Hospital do Câncer, em Uberlândia - MG. 


Aprendemos que a vida nos retorna o bem que fazemos.. Nosso olhar se aquece quando recebemos de volta um olhar agradecido, mas quem nos agradece verdadeiramente é Deus. Quando nosso coração é generoso ele fecha os olhos e oferece-se.. Devemos fazer o bem sem olhar a quem. Neste gesto singelo em cortar meu cabelo, ofereço de coração para o hospital do câncer, na certeza de que alguém irá sorrir por receber parte de mim. São os pequenos e simples gestos os mais valiosos. Desapegue das coisas materiais e pratique o bem. "Fazer o bem sem olhar a quem"... A humanidade precisa mais disso.

Follow me: FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM | FLICKR | YOUTUBE LOOKBOOK

Você poderá gostar

28 comentários

  1. Adorei a iniciativa Jacque, faz bem pras criancinhas e ainda continua lindona *-*
    super beijo

    Mania de Bruna
    @ManiaDeBruna

    ResponderExcluir
  2. Que grande gesto. Minha mãe também quer doar o dela, mas está com medo de como vai ficar com o cabelo curto. Achei que o seu não ficou tão curto, se fosse eu tinha deixado bem chanel hahaha.
    Você ficou linda.

    Beijos
    Lucida Gabriella
    lucidezfeminina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Menina adorei demais essa sua iniciativa, você ficou linda com seu novo visual e o resto do seu cabelo deixará uma pessoa mais linda ainda ♥
    Beijinhos
    Instagram
    Facebook do blog
    PARTICIPE DO SORTEIO NO BLOG E CONCORRA A GANHAR UM LINDO VESTIDO
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa não sabia que poderia doar cabelo! Se soubesse disso há uns anos atrás quando cortei radical também teria doado, foi mais ou menos o tanto do seu.
    Ficou linda de cabelo curto!

    http://penteadeiracorderosa.blogspot.com.br/
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. poxaaaa
    eu cortei meu cabelo ontem! eu nem pensei nisso
    eu tinha em mente que só cabelo virgem poderia ser doado... o meu tava bem zoadinho :/

    mesmo assim, se eu soubesse, teria seguido esse procedimento, pelo menos pra ajudar com alguma franja.

    é muito bom desapegar, né?? a galera acha que só cabelo comprido é bonito, mas eu estou gamadissima em cabelo curtinho... o seu ainda ficou nos ombros, o meu tá na orelha! se eu pudesse cortava mais HAHAHA

    bom lembrar dessa ideia, assim na próxima vez seguirei ^-^

    beijos!

    www.pe-dri-nha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Inspirador e corajosa. Parabéns :)
    http://foradainternet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Atitude maravilhosa, meus parabéns! é tão boa a sensação de ajudar o próximo né?
    xoxo'

    ResponderExcluir
  8. que iniciativa mais linda jac ! <3 sério!!
    parabéns pra vc, e seu cabelo ficou lindo.
    beijos
    www.portefeminino.com.br

    ResponderExcluir
  9. Apoio as desapegadas! AHUUHAUHA E parabéns pela sua escolha! Mas eu não conseguiria, infelizmente. Sou tipo MUITO MEGA apegada ao meu cabelo. E cabelo curto não combina comigo ):

    Beijinhos, Mel Julye
    http://www.meltopya.com/

    ResponderExcluir
  10. Que atitude linda moça *-----* , parabéns :3

    www.moniitorando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Que coisa linda , <3 boa iniciativa !

    ResponderExcluir
  12. lindo gesto http://www.gilvonete.com.br/2013/11/blog-post.html

    ResponderExcluir
  13. Gente, que cabelão lindo você tinha! ficou lindo curto também. Como sempre digo, cabelo cresce, nada melhor do que fazer o bem. Que lindo gesto, parabéns!

    Kisses <3
    ♥ Meu jardim Secreto (ou clique no perfil)

    ResponderExcluir
  14. Menina, que coragem, que sensibilidade e que atitude!
    Seu coração deve estar bem doce... Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Admiro!
    Eu não sabia que podíamos doar nosso cabelo para instituições. Eu estava pensando em cortar meu cabelo e acho que isso vai me impulsionar. Só vou deixar ele crescer um pouco mais, agora. Porque cortei recentemente e doar um cabelão parece ser mais legal. O meu tem crescido muito rápido, então, acho que vale a pena.
    Eu sou de São Paulo. Para qual instituição você doou?

    Parabéns pela atitude e pelo post informativo. Adorei! Você ficou linda!

    ❥ http://umaquestaodeestilo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Adorei sua atitude é de pessoas assim que o mundo precisa. Parabéns!!!!

    http://conversadecloset.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá ! Achei muito legal a sua iniciativa , também fui cortar meu cabelo e iria doar para uma menina da minha cidade que está com câncer ,mas o meu cabelo já estava muito curto,então não deu de doar a quantidade necessária , pena pois estava ansiosa ! As amigas dela estão raspando uma parte do cabelo para fazer a peruca para ela , se você quiser conhecer : https://www.facebook.com/judiprim12?ref=ts&fref=ts . Beijos !

    ResponderExcluir
  18. Jaque adoreii a iniciativa isso mostra que ainda podemos acreditar no ser humano, que vc Jaque e um exemplo de bomdade, amor e solidariedade parabens e vc ficou ainda mais linda

    ResponderExcluir
  19. Ótima e bela iniciativa. Seu gesto vai fazer diferença na vida de outra pessoa.
    Beijos
    All My Life in Books

    ResponderExcluir
  20. Nossa que legal flor parabéns pela atitude e iniciativa em querer ajudar ao próximo! E vc ficou linda de cabelo curto, eu nem achei q ficou tão curto assim não tá ótimo rs, beijos!

    Blog Milla's World | Facebook | Youtube

    ResponderExcluir
  21. PARABÉNS PELA INICIATIVA MINHA FLOR ><
    http://nossomosmoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Que coisa linda cara <3
    você é o orgulho da blogosfera, saiba disso
    Adorei o post e as dicas de como doar!

    <3
    Rosto de Neve

    ResponderExcluir
  23. Super PARABÉNS pela iniciativa. Espero poder fazer o mesmo em breve ;-) Você ficou linda com o cabelo mais curto e tenho certeza que fez uma mega diferença para alguém.

    bjs

    ResponderExcluir
  24. Que atitude linda! Parabéns :) o mundo precisa de mais pessoas como você! Ficou linda com o visual novo.

    www.saltoquinze.com.br

    ResponderExcluir

  25. Que atitude maravilhos :')
    Adorei o post :D

    Mil beijus, www.nossomosmoda.blogspot.com
    Retribuo curtidas <3

    ResponderExcluir
  26. Essa é uma atitude que deveria ser anunciada mais vezes. Quem nunca chegou no salão e pediu pra cortar boa parte do cabelo? Às vezes por falta de informação ou esquecimento não ajudamos as pessoas que precisam. O que ia pro lixo, pode mudar a vida de uma pessoa! =')
    Seu blog é ótimo, já estou seguindo.

    Beijos!
    http://pinupinsana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. pretendo doar o meu em breve..
    achei muito lindo a sua iniciativa ...q deus a abençoe!
    bjss parabens

    ResponderExcluir