Marca d'água: ter ou não ter?!



Bem no início, quando criei o blog Coruja Loira, essa era uma das minhas maiores dúvidas. Sempre gostei muito de fotografia, e uma das minhas maiores conquistas foi conseguir economizar e comprar a minha própria câmera fotográfica profissional para poder fazer as minhas próprias fotos como sempre sonhei. 

Até aí tudo bem, é maravilhoso fotografar, é maravilhoso poder divulgar o seu trabalho e compartilhar com as outras pessoas os momentos que conseguiu eternizar, mas é horrível sofrer plágio e ver aquela imagem que você se dedicou tanto a fotografar em outro lugar da internet sem os devidos créditos a você que é o verdadeiro autor.

A internet é um veículo maravilhoso de divulgação, de conhecimento e de contato com outras pessoas. As informações expostas pela internet se disseminam com tamanha facilidade e velocidade que chega a ser surpreendente. 

E aí surge a questão que não quer calar.. nas fotografias de própria autoria, devo colocar ou não minha marca d'água?! Para muitas pessoas colocar marca d'água significa "sujar" a foto, mas para quem leva fotografia a sério, digo desde os fotógrafos profissionais até as pessoas amantes de fotografia e que amam o que fazem, acrescentar a marca d'água em seus trabalhos significa ter por direito aquilo que é seu: a autoria das imagens. Nesse mundo onde o famoso "copia e cola" é mais comum do que pensávamos, vale a pena sim investir um pouquinho mais do seu tempo em acrescentar a sua marca d'água nas imagens de sua autoria.

Mas e quando a marca d'água começa a incomodar visualmente o leitor ou quem tem acesso a essas imagens?! Aí eu diria e defendo com unhas e dentes o bom senso na hora de colocar a marca d'água. Digo isso porque já vi muitas pessoas que desejam tanto proteger aquela sua imagem, que acrescentam uma marca d'água extremamente grande e chamativa. É nesse momento que notamos a poluição visual, onde o excesso de informação acaba prejudicando o que poderia ser um belíssimo trabalho e uma belíssima imagem. 

As marcas d'águas devem ser acrescentadas nas imagens de modo que sejam discretas, pode-se utilizar da transparência nas letras ou desenhos, onde o tamanho não seja nem tão grande ao ponto de desviar a atenção do propósito da imagem e nem tão pequena ao ponto de nem se notar a marca d'água ali existente. As marcas d'água devem ser aplicadas também em lugares estratégicos e discretos, geralmente nos cantos superiores ou inferiores da imagem, com o seu logotipo ou link do blog ou site. 

É importante deixar claro aqui que acrescentar marca d'água a suas imagens não significa possessividade sobre a fotografia, e sim (ressalte-se mais uma vez) garantir o direito autoral da imagem, preservando a sua origem com os devidos créditos.

Posso compartilhar uma imagem com marca d'água?! Pode sim! Desde que você não retire a marca d'água, pois fazendo isso você estaria plagiando aquela imagem, e plágio é crime! Compartilhe as imagens, divulgue se você achar interessante, mas faça isso de modo consciente! 

Não é obrigatório que todos os sites e todos os blogs coloquem marca d'água nas imagens de própria autoria, há quem goste e há quem não goste. É uma decisão que cabe a cada autor. 

O post foi um pouco longo (eu sei), mas achei importante abordar esse assunto porque muitas pessoas desconhecem da importância que uma simples marca d'água possui e o quanto ela consegue preservar a autoria de imagem. 

Eu coloco marca d'água nas imagens de minha autoria, tanto imagens de detalhes, looks, trabalhos, tudo que eu fotografo e divulgo na internet, e você?! Também acrescenta marca d'água nas suas imagens?! O que acha sobre esse assunto?! Comente! Sua opinião é muito importante! 





Você poderá gostar

6 comentários

  1. Muito legal o post! Gostei muito do blog :)

    www.amoraoprimeirorimel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Flor!!

    Eu coloco marca d'agua em todas as fotos... depois de sofrer plagio nas primeiras.. mas infelizmente ainda tem gente q tem a cara de pau de cortar a foto e postar como se fosse sua..

    Adorei o post!!

    Beijinhos

    Desi
    http://crochedadesi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Para uma coisa profissional é claro que deve-se ter bom senso!Tem algumas marcas que realmente incomodam, mas eu mesmo nas minhas unhaas tenho o logo do blog pq quero que as pessoas vejam e não consigam de forma alguma retira-la kkk

    ResponderExcluir
  4. concordo com você !!!

    bjuxx

    www.biluartesanato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. eu acho super importante amore eu também coloco em todas as minhas fotos até porque as pessoas não respeitam mesmo né
    bjus
    ju

    ResponderExcluir
  6. Não tenho costume de colocar, e nem acho necessário ainda no meu caso.
    http://thepurplechannel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir