História da Páscoa

Estamos em uma semana muito especial! A semana da Páscoa! Você conhece o verdadeiro significado da Páscoa?! Esse período não se resume apenas a ovos de chocolate e um bom feriado para descansar. Não! Vai muuuito além disso e hoje o post é especialmente sobre isso! 

Páscoa vem do latim Pascae, porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem. 

A Páscoa é comemorada entre os Judeus e os Cristãos, porém para cada religião o motivo de comemoração é bem diferente. 


Judeus: Essa data marca o êxodo dos judeus do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durante muitos anos. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde fugiram do Egito, liderados por Moisés. Para comemorar a data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar da fuga do Egito. 

Cristãos: Para os cristãos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. A semana anterior a Páscoa é considerada como Semana Santa (hoje, por exemplo, é a sexta-feira santa). Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém. 

Mas se a Páscoa representa uma comemoração religiosa, onde se encaixa os coelhinhos da páscoa e os ovos de chocolate?!

A figura do coelho está simbolicamente relacionada a Páscoa, pois o coelho representa a fertilidade. E fertilidade significa o que?! Vida nova! Sim, aí é que se encaixa o sentido de associar os coelhos a Páscoa. Tanto para os Judeus quanto para os Cristãos a Páscoa relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa também se encaixam nesse contexto de fertilidade e da vida. 

Mas os ovos ao longo da história nem sempre foram feitos apenas de chocolate! Assista a seguir a história dos ovos em relação a Páscoa desde o século IV. 



Para compreender melhor sobre a Páscoa de um jeito bem diferente, gostaria que vocês assistissem esse vídeo muito fofo, encenado por crianças, narrando a história da Páscoa com base no Novo Testamento. É lindo! 


Essa semana é muito especial, acima de tudo é tempo de reflexão. Desejo a vocês que os ovos de Páscoa sejam bem mais que de chocolate, que sejam doces, que tragam alegrias, esperança e renovação na vida de cada um. Que possamos renovar a fé que cada um carrega consigo, que possamos refletir e colocar em prática o maior mandamento que Deus nos deixou: Amar ao próximo como Ele nos amou. 








Você poderá gostar

3 comentários

  1. Jaqueline,
    Cheguei ao seu blog através da divulgação no blog da Keith.
    Infelizmente as pessoas perderam um pouco o sentido da verdadeira páscoa que é o renascimento, valores tão importantes e fundamentais.
    Big Beijos e Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  2. Amei o vídeo. Eu acho importante as pessoas saberem que a páscoa não é só chocolates e sim o amor de Cristo à nós.......
    Amei seu blog e já estou seguindo

    Beijinhos ♥

    navycupcake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Desejo uma ótimaaaa páscoa para você!

    Desculpe por fazer o ctrl z + ctrl v !!
    Motivo? - Estou explicando no meu Blog! :/

    Beijos
    macaaverdee.blogspot.com

    ResponderExcluir