O que é Slackline?



Essa semana comecei com a caminhar com meus amigos (ano novo, vida nova, novos hábitos), e me surpreendi quando vi alguns deles estendendo uma longa fita entre duas árvores.. Esse foi o dia em que descobri o Slackline! Um esporte bem legal e divertido (apesar dos tombos de quem está começando a dar seus primeiros passos) rsrs..  Para facilitar os iniciantes (como eu), é aconselhável que tenha alguma pessoa sentada no centro da fita, porque assim ela fica mais firme e não balança muito, te ajudando a equilibrar.. e por falar em equilíbrio, é sempre bom que no início você tenha alguém para te dar a mão, assim você se sente mais confiante e tem um ponto de apoio maior para se equilibrar..

Primeira vez que tento andar na slackline

Depois de muita prática e tombos, andar sobre a fita bamba fica muito fácil e divertido!

Depois de alguns tombos, finalmente consigo me equilibrar

Vamos conhecer mais um pouquinho sobre esse assunto?

O que é Slackline?

O Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, praticado geralmente a uma altura de 30cm do chão. Sua origem vem da escalada, popularizou-se como treino de equilíbrio, e agora, graças a Gibbon, vem sendo desenvolvido e difundido em todo o mundo.

O Slackline iniciou-se em meados dos anos 80 nos campos de escalada do Vale de Yosemite, EUA. Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para se equilibrar e caminhar. O Slackline, também conhecido como corda bamba, significa "linha folgada" e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porem sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas.

A Gibbon proporcionou a evolução do Slackline, tornando-o mais fácil e acessível a todos. Com apenas uma catraca de tensão e fita de 15 metros de comprimento e 50mm de largura facilita a montagem sem precisar de nenhum equipamento adicional. Apenas o kit de Slackline e um par de árvores você já está pronto para praticar.

Para quem é?

O Slackline é indicado para todas as idades. Desde crianças a partir de 05 anos à adultos com 80 anos. Muitos escaladores, skatistas e surfistas praticam o Slackline como uma forma divertida de treinar seu esporte, já que os movimentos e músculos usados são semelhantes aos realizados no Slackline.

Benefícios?

O Slackline possui muitos benefícios físicos e também mentais. Destacamos o equilibrio, concentração, consciência corporal, velocidade de reação e coordenação como os maiores benefícios do Slackline.



Algumas vertentes deste esporte são:

Trickline: Fita ancorada sobre dois pontos fixos, onde a fita fica em média a 1,5 m do chão para que o praticante realize manobras de alto grau de dificuldade.

Highline: Fita ancorada sobre pedras, arvores ou prédios, a fita fica suspensa com no mínimo 5 m do chão. Esta vertente é considerada uma das difíceis e a mais alvejada pelos praticantes, pois o perigo e a adrenalina estão sempre juntos.

Longline: O longline é considerado uma vertente do highline, pois o que diferencia é apenas a altura e a periculosidade. O longline é ancorado sobre dois pontos, com uma distâcia médias de 25 m a 50 m.

Waterline: Esta é provavelmente a mais divertida, ancorada sobre um rio, piscina ou o que sua imaginação mandar!


Você poderá gostar

1 comentários