08 de Janeiro – Dia do Fotógrafo



Você sabe como surgiu a fotografia?  O primeiro click! preto e branco da história aconteceu no ano de 1826 e quem apertou o botão foi o francês Joseph Nicéphore Niépce. 



Imagem da primeira fotografia permanente do mundo feita por Nicéphore Niépce, em 1826.

Contudo, a fotografia se concretizou através de um longo estudo e pesquisa por parte de muitas pessoas, e não apenas do Niépce. A primeira fotografia do mundo foi feita sobre uma placa de estanho, coberta com betume branco e exposta durante cerca de 8 horas à luz solar. Cerca de nove anos depois, Henry Talbot obteve os primeiros negativos e em 1839 Louis Daguerre divulgou o primeiro percursor da máquina fotográfica – o daguerreótipo. A técnica foi evoluindo e em 1871 surge a fotografia instantânea.

A primeira fotografia colorida da história, tirada por James Clerk Maxwell em 1861 foi essa:


O primeiro filme colorido, o Autocromo, somente chegou ao mercado no ano de 1907 e era baseado em pontos tingidos de extrato de batata. O primeiro filme colorido moderno, o Kodachrome, foi introduzido em 1935 baseado em três emulsões coloridas. A maioria dos filmes coloridos modernos, exceto o Kodachrome, são baseados na tecnologia desenvolvida pela Agfa-color em 1936. O filme colorido instantâneo foi introduzido pela Polaroid em 1963.

Antes de existir a fotografia, o único processo capaz de registrar um momento por uma eternidade era através da pintura.

Atualmente, a tecnologia digital revolucionou o conceito de fotografia, proporcionando mil e uma vantagens, se aperfeiçoando cada vez mais. Em 1990, a Kodak lançou o DCS 100, a primeira câmera digital comercialmente disponível. Atualmente as câmeras digitais são produtos de consumo, utilizados tanto pelos fotógrafos profissionais quanto os amadores.

E o fotógrafo? Fotógrafo é a pessoa que tira (registra) fotografia, usando uma câmera. É geralmente considerado um artista, pois faz seu produto (a foto) com a mesma dedicação e da mesma forma que qualquer outro artista visual

No dia 19 de Agosto comemora-se o dia internacional da fotografia! 


Eu sou completamente apaixonada por fotografia! Costumo dizer que a fotografia é o grande amor da minha vida! Pode não parecer grande coisa para muitos, mas para mim é uma das melhores invenções já criadas pela mão do homem! Minha paixão não está em simplesmente apertar um botão da máquina e registrar determinada imagem. Minha paixão consiste em fazer algo que nem o nosso cérebro é capaz de fazer: eternizar momentos, pequenos detalhes, aquele olhar sincero que muitas vezes passa despercebido, aquele sorriso singelo. Ser mais do que capturar uma bela imagem, ser capaz de capturar consigo a alma, o sentimento, o momento mais lindo, mais verdadeiro, que será lembrado para todo o sempre e que trará boas recordações aqueles que terão parte da sua história ali, impressa em suas mãos, pois aquilo que é lembrado jamais será esquecido. Já dizia Vinícius de Moraes: "que seja eterno enquanto dure".. Eu digo: que a fotografia seja eterna e que o momento dure para sempre!

Aproveitando o embalo desse post já lhes adianto uma coisa, semanalmente haverá um post especial sobre fotografia, dando dicas, falando mais desse universo tão mágico, tirando dúvidas! Vai ser bem legal!

Para quem gosta de fotografia assim como eu, tenho uma fan page no facebook onde divulgo os meus trabalhos com fotografia (clique aqui).

Parabéns a todos os fotógrafos, sejam eles profissionais ou amadores!

Click! 



Você poderá gostar

0 comentários